Macetão questiona Prefeitura sobre alteração de férias escolares
19 de agosto de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (12), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, analisou a necessidade de alterar o calendário escolar da rede municipal de ensino para organizá-lo de acordo com o que será adotado pela rede estadual.
O vereador justificou que o Governo do Estado de São Paulo alterou o calendário escolar e, a partir de 2020, os alunos e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias: uma semana em abril, duas em julho, uma em outubro e trinta dias entre dezembro e janeiro.
Para Macetão, a mudança exigirá alteração no calendário da rede municipal para não gerar conflito de períodos de férias e transtorno para famílias que têm filhos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino.
O vereador falou sobre o pedido de informações: “Já imaginaram o transtorno para as famílias? Vieram duas famílias falar comigo, que não têm condições de pagar para alguém cuidar dos filhos. Será que o governador não pensou nisso? Espero que a Secretaria de Educação se posicione. Vamos ter problemas, principalmente entre as minorias, elas vão ser as mais prejudicadas”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) apoiou o requerimento: Se o governador falar que vai ter mudanças, os municípios têm que se adequar. É impossível para pais que têm filhos na escola municipal e estadual. Nós vamos pedir ao prefeito para acompanhar a lei do Estado”, disse.
Macetão indagou quando a Prefeitura vai analisar a alteração do calendário e quando vai anunciar sua decisão.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
