Macetão questiona Prefeitura sobre medidas de incentivo ao turismo
19 de agosto de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (12), apresentou um requerimento questionando o que a Prefeitura tem feito para promover o turismo em Jales e justificar o merecimento do título de Município de Interesse Turístico (MIT).
O vereador justificou que municípios da região têm investido e alcançado bons resultados com o desenvolvimento do turismo rural. Apesar de Jales ter potencial para criar roteiros como o da uva, leite e frutas cítricas, nenhum projeto foi concretizado.
Macetão falou sobre o requerimento: “A gente não entende por que não consegue trazer pessoas para a cidade, tornar nossa cidade atrativa. Eu lembro que no vídeo feito como requisito para o MIT tinha essa questão de promover o turismo rural. Estamos a quatro meses de acabar o ano e temos ações tímidas. Eu vejo o pessoal visitando as outras cidades, será que não podemos fazer isso aqui?”.
Para o vereador Tiago Abra (PP), Jales poderia seguir o modelo de turismo de cidades vizinhas: “Jales tem muitos produtores de produtos diversificados. Temos capacidade de fazer um trabalho e temos recursos do MIT. Os produtores, muitas vezes, sentem-se abandonados. Chama o Sindicato Rural, Embrapa, Secretarias e monta um conselho de turismo rural. Agora vai ter dinheiro, não tem desculpa”, disse.
Macetão indagou quais iniciativas foram tomadas ou estão planejadas para serem implantadas em breve, especialmente para a promoção do turismo rural e se os recursos do MIT podem ser utilizados para promover roteiros turísticos rurais.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
