Estabelecimentos deverão alertar risco de agrotóxico para plantação de uvas
29 de agosto de 2019
A Câmara, em Sessão Ordinária (26), aprovou o Projeto de Lei 80/2019 que obriga estabelecimentos que comercializam agrotóxicos a fixar cartazes informando o risco do uso do herbicida à base de 2,4-D ou ácido diclorofenoxiacético para a cultura de uvas.
Nos cartazes deverá constar a frase “CUIDADO - PRODUTO EXTREMAMENTE TÓXICO, PODE CAUSAR DANOS ÀS PARREIRAS DE UVAS”, de forma visível ao público.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), autor do projeto, justificou que os herbicidas à base de 2,4-D são classificados como extremamente tóxicos. Todas as variedades de uvas são sensíveis ao 2,4-D, que afeta ramos, folhas, reduz e prejudica a produção de frutos.
Segundo Macetão, o uso do herbicida pode causar prejuízos permanentes às plantações: “No Rio Grande do Sul, o 2,4-D causou prejuízos às parreiras de uva. Esse produto é proibido na Europa. Os agrotóxicos estão matando as abelhas, olha o mal que pode ocasionar em uma região como Jales, produtora de uva e mel. Precisamos conscientizar para que esse agrotóxico não seja comercializado na nossa região”.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção do prefeito.

quarta, 19 de novembro de 2025 
