• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Macetão questiona sobre programa para zerar fila de exames
03 de setembro de 2019


O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (2), apresentou um requerimento questionando o que a Prefeitura fez, até o momento, para que os pacientes de Jales, na fila do CROSS, sejam atendidos pelo programa Corujão da Saúde.
O Corujão da Saúde, lançado pelo Governo de São Paulo, visa estabelecer parcerias entre o poder público e empresas privadas para disponibilizar exames à população e zerar a lista de espera. 
O vereador justificou que o atendimento na região de São José do Rio Preto começou em maio de 2019, inclusive com o credenciamento da Santa Casa de Misericórdia de Jales, para atender pacientes que estão na fila da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde – CROSS.
Segundo Macetão, os pacientes esperam que a fila do CROSS seja mais rápida: “Tínhamos um alerta do Tribunal de Contas em que especialidades médicas poderiam demorar até 20 anos para as pessoas serem atendidas. Não podemos admitir isso. Alguma coisa está errada. Nós, como representantes do povo, temos que olhar isso com carinho e procurar resolver esses problemas”. 
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre o requerimento: “É muito preocupante essa questão do CROSS. É um sistema falho, o pobre sofre na fila. As vagas que o CROSS está cedendo aos municípios são poucas para a demanda”, disse.
Macetão indagou se há alguma ação específica da Secretaria Municipal de Saúde para que esses pacientes sejam atendidos.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).