Macetão questiona Prefeitura sobre armazenamento e distribuição de medicamentos
10 de setembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (9), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura em qual estágio está o plano de descentralização de armazenamento e distribuição de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador justificou que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) identificou irregularidades no processo de armazenamento e distribuição. A situação é grave, pois o armazenamento irregular de medicamentos pode comprometer sua eficácia e prejudicar a saúde do paciente.
Macetão falou sobre o requerimento: “Já foi discutido com o prefeito Flá para que seja estabelecido um número ideal de profissionais farmacêuticos que possa atender a demanda do município. A descentralização de farmácias vai melhorar e muito a questão de saúde. Existe uma inércia do Poder Público para enfrentar esses problemas. O que custa nomear dois farmacêuticos para atender toda essa população?”, disse.
Segundo o vereador João Zanetoni (PSB), os munícipes reclamam da falta de profissionais para atender a demanda: “A gente se empenhou para que voltasse a funcionar a farmácia no JACB [bairro], que agora está funcionando por meio período. Tem outros postos que também precisam de farmácia e a população cobra”.
O vereador indagou, ainda quando será encaminhado ao Poder Legislativo o projeto que criará cargos para a contratação de funcionários para atender nas farmácias das unidades.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
