Macetão questiona se empresa de resíduos cumpre contrato com a Prefeitura
11 de setembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (9), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se a empresa terceirizada, contratada para fazer a manipulação e destinação dos resíduos sólidos de Jales, tem cumprido regularmente todas as cláusulas do contrato celebrado com o município.
Para Macetão, é preciso rever o Plano Municipal de Resíduos Sólidos: “Precisamos ter informações claras, a lei que foi aprovada neste mandato tratava dessa terceirização. Cabe a essa legislatura fazer a correção ou revisão do Plano Municipal de
Resíduos Sólidos. Tem locais na cidade que são verdadeiros lixões. Tem pessoas que não tem condições de pagar pela caçamba e a Prefeitura que tem que dar uma destinação para isso, senão a pessoa vai jogar em qualquer local”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) alertou para que a população não descarte lixo em locais impróprios: “Tínhamos uma preocupação grande com o descarte de resíduos sólidos. Tivemos uma reunião com o promotor Eduardo Shintani e após isso, a Prefeitura deu o destino correto para os resíduos. O promotor disse que a Prefeitura não pode ser responsável pela destinação de resíduos de obras. A gente pede que não joguem esses materiais nas estradas rurais”.
Macetão indagou se a empresa devolve ao município os resíduos sólidos já manipulados e, em caso positivo, qual foi a quantidade devolvida em 2018 e 2019 e qual o destino dado a esse material.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
