Prefeitura responde requerimento sobre imunização de recém-nascidos
20 de setembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura já teria cogitado firmar um acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Jales para vacinar bebês recém-nascidos ainda na maternidade.
O vereador justificou que os bebês não recebem as primeiras vacinas, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na maternidade e os pais devem procurar as unidades de saúde para fazer a imunização. No período entre o nascimento e a imunização, há um intervalo de tempo que permite que doenças graves afetem os bebês.
Macetão indagou quando seriam tomadas medidas necessárias para estabelecer a vacinação e, caso a Prefeitura considerasse a iniciativa inadequada, por qual motivo.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, segundo o Ministério da Saúde, o recém-nascido deve receber vacinas contra hepatite B e tuberculose (BCG). A Santa Casa já faz a imunização contra hepatite B. A vacina BCG é aplicada no Núcleo Central de Saúde uma vez por semana, para evitar o desperdício, pois cada frasco contém dez doses e quando aberto tem durabilidade de seis horas.
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa realizaram uma reunião e decidiram que a vacinação da BCG poderia ser feita na maternidade, para isso a Vigilância Sanitária iria ministrar cursos práticos e teóricos para orientar os profissionais.
A Prefeitura afirmou que há alguns meses faltam vacinas BCG e é preciso que a distribuição do imunizador seja normalizada para contatar novamente a Santa Casa e a Vigilância do Estado e alterar o programa de vacinação.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
