Macetão questiona Prefeitura sobre recuperação do Bosque Municipal
25 de setembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (23), apresentou um requerimento questionando quais ações serão desenvolvidas pela Prefeitura para recuperar a vegetação do Bosque Municipal “Aristóphano Brasileiro de Souza”, destruída por incêndio e se o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais do Município está sendo cumprido.
Macetão justificou que a Lei Municipal 3.636/2009 fixa o Calendário Ambiental e estabelece datas comemorativas, como o Dia Mundial da Água. Essas datas têm como objetivo incluir no currículo das escolas municipais atividades que incentivem hábitos de preservação ambiental e respeito à natureza.
O vereador falou sobre o requerimento: “Não adianta justificar. Essa administração do prefeito Flá e Garça não tem compromisso com o meio ambiente. Não adianta defender o indefensável. O povo fica revoltado com o prefeito e acha que a gente aqui da Câmara não faz nada. Eu não posso vir aqui na Sessão, depois de ter queimado todo aquele Bosque e ficar quieto”, disse Macetão.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) comentou a propositura: “Tiraram o poder da Polícia Ambiental de multar. O município praticamente perdeu o poder de fiscalização. Já tem uma emenda emergencial para que o Bosque seja reconstruído”.
Macetão indagou quais ações serão desenvolvidas pela Prefeitura para cumprir a Lei 3.636/2009, quando foi feito o último cinturão de proteção ao redor do Bosque para protegê-lo de incêndios e o que a Prefeitura pretende fazer para prevenir a ocorrência de novos incêndios no Bosque.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
