Chico questiona Prefeitura sobre repasses ao Corpo de Bombeiros
25 de setembro de 2019
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB), em Sessão Ordinária (23), apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura informe qual o valor total de recursos orçamentários a ser repassado ao Fundo Especial de Bombeiros (Febom), em 2019.
O vereador justificou que recebeu informações de que a Prefeitura não tem repassado as parcelas dos recursos orçamentários municipais referentes ao Fundo. Sem os repasses, os veículos e equipamentos não recebem manutenção, o que pode prejudicar o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Chico falou sobre o requerimento: “Acho que não está sendo repassada a quantia necessária aos Bombeiros. Isso pode gerar um problema para nós, porque os Bombeiros estão na linha de frente em casos de emergências. Os bombeiros fizeram o possível e o impossível, com os materiais que tinham para trabalhar, diante daquela tragédia, mas infelizmente não deu para salvar todo o Bosque”.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) comentou a propositura: “No Bosque só foi um caminhão [Bombeiros] porque o outro estava quebrado. Procuramos apontar soluções, mas a resposta [da Prefeitura] é que não tem recursos no orçamento. O Flá [prefeito] não pôs recursos no orçamento e não tem uma política pública de combate à queimada. Não adianta esconder”, disse.
Chico questionou qual foi a quantia repassada ao Febom até o mês de agosto, se há atrasos nos repasses e se o Febom vai receber o total de recursos previstos para 2019.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
