Macetão questiona assistência da Prefeitura a idosa que abriga gatos
26 de setembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (23), apresentou um requerimento questionando se a prefeitura ofereceu suporte a uma munícipe notificada judicialmente para se livrar de seus gatos de estimação.
O vereador justificou que a mulher, moradora do Bairro São Judas Tadeu, é idosa, aposentada, tem problemas de saúde e psicossociais. A determinação judicial para que se desfaça dos animais poderá causar um dano psicológico grave e comprometer a saúde da idosa.
Para Macetão, a Prefeitura deveria ter visitado e auxiliado a aposentada: “Será que o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) foi lá? Ela tem câncer. Será que não teve ninguém que foi lá conversar e ver a situação dessa mulher? Eu fui lá. Tem uma determinação para ela sumir com os gatos. A Prefeitura tem que recolher. Fecham os olhos quando é com pessoas com alto poder aquisitivo, mas o pobre sofre”.
O vereador Nivaldo Batista de Oliveira – Tiquinho (PSD) comentou o requerimento: “Eu tiro o chapéu para ela porque recolher animais de rua não é para qualquer um. Ela tem um bom coração, é uma pessoa boa. Mas o local não é adequado e as pessoas estão reclamando do mau cheio. Tem que achar uma solução”.
Macetão indagou se a aposentada recebe acompanhamento psicológico oferecido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, se a Vigilância Sanitária ofereceu algum suporte e se a Prefeitura está auxiliando a moradora e acompanhando o caso.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
