Prefeitura responde requerimento sobre incentivo ao turismo
01 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando o que a Prefeitura tem feito para promover o turismo em Jales e justificar o merecimento do título de Município de Interesse Turístico (MIT).
Macetão indagou quais iniciativas foram tomadas ou estariam planejadas para serem implantadas, especialmente para a promoção do turismo rural e se os recursos do MIT poderiam ser utilizados para promover roteiros turísticos rurais.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, informou que foram criados o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o Plano Diretor de Turismo do Município e o Fundo Municipal de Turismo. A Diretoria Municipal de Turismo foi estruturada e dispõe de uma sala, na Secretaria de Esportes, para atendimento exclusivo e para viabilizar o trabalho junto a diversos segmentos. A cidade de Jales foi incluída no Mapa de Turismo Brasileiro, Região Turística entre Rios.
Para promover o turismo rural, a Prefeitura está fazendo visitas a proprietários de imóveis rurais com potencial agroturístico, como fruticultores, produtores de suco, vinho e queijo. No primeiro semestre de 2020, proprietários rurais receberão um curso de agroturismo que será ministrado pelo Senac.
A Prefeitura vai iniciar um trabalho de microregionalização de turismo, em parceria com cidades da região, de acordo com o estabelecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
Segundo a Prefeitura, os recursos do MIT podem ser utilizados para a valorização do turismo rural, como em festivais gastronômicos, sertanejos, para sinalização temática, rotas de bairros rurais, entre outros. As verbas do MIT, referentes 2018 e 2019, com liberação prevista para o segundo semestre de 2019, foram direcionadas à reforma e revitalização do Teatro e da Rodoviária Municipal.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
