Prefeitura responde requerimento sobre alteração de férias escolares
02 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, analisou a necessidade de alterar o calendário escolar da rede municipal de ensino para organizá-lo de acordo com o que será adotado pela rede estadual.
O vereador justificou que o Governo do Estado de São Paulo alterou o calendário escolar e, a partir de 2020, os alunos e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias: uma semana em abril, duas em julho, uma em outubro e trinta dias entre dezembro e janeiro.
Para Macetão, a mudança exige alteração no calendário da rede municipal para não gerar conflito de períodos de férias e transtorno para famílias que têm crianças matriculadas nas redes municipal e estadual de ensino.
Macetão indagou quando a Prefeitura iria analisar a alteração do calendário e quando pretendia anunciar sua decisão.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que já está avaliando a reorganização do ano letivo para evitar conflitos entre férias de escolas estaduais e municipais, o que geraria dificuldades para famílias que têm crianças em ambas e, ainda, permitir que professores que atuam nas duas redes possam usufruir plenamente do recesso. A mudança também é favorável por razões operacionais de serviços compartilhados, como o transporte escolar e alimentação.
Ainda não há data para anunciar oficialmente o novo calendário. A Prefeitura aguarda o Governo do Estado de São Paulo publicar a resolução com as modificações para discutir o calendário municipal com a Diretoria de Ensino de Jales, responsável pelas escolas estaduais.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
