Prefeitura responde requerimento sobre imunização contra sarampo
03 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura informasse quais ações foram desenvolvidas para evitar o aumento de casos de pessoas contaminadas com sarampo em Jales.
O vereador justificou que em cidades de todo o estado houve aumento de casos de sarampo, inclusive em Jales. A situação demandava soluções rápidas e eficazes para impedir a proliferação da doença.
Macetão questionou se as ações implementadas seriam suficientes para evitar que o sarampo se espalhasse e se a Prefeitura pretendia desenvolver ações para melhorar a imunização da população contra a doença.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os postos de saúde que possuem sala de vacinação seguem a rotina de imunização. Nos meses de junho e julho foi intensificada a imunização contra o sarampo. No dia 29 de junho, sábado chamado de dia “D”, o Núcleo Central de Saúde, promoveu vacinações contra a doença, das 08h às 16h.
Segundo a Prefeitura, para evitar a proliferação do sarampo, em casos de suspeitas da doença, as pessoas que tiveram contato com o indivíduo são vacinadas. Em casos positivos para a doença, as pessoas que tiveram contato com o doente são acompanhadas por profissionais de saúde por três semanas.
A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Imunização e as doses aplicadas são definidas de acordo com a faixa etária dos indivíduos, sendo a primeira dose ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses de idade há uma dose de reforço. Não é recomendável a vacinação de idosos com mais de 60 anos, exceto com prescrição médica.
A Prefeitura informou que todas as unidades de saúde estão avaliando as cadernetas vacinais e que as ações implementadas são recomendações do Ministério da Saúde, feitas através do Grupo de Vigilância do Estado de São Paulo. Caso o cenário epidemiológico municipal mude, novas medidas serão adotadas, conforme orientações recebidas pela Secretaria de Saúde.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
