Prefeitura responde requerimento sobre programa para zerar fila de exames
04 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando o que a Prefeitura fez, até o momento, para que os pacientes de Jales, na fila do CROSS, sejam atendidos pelo programa Corujão da Saúde.
O Corujão da Saúde, lançado pelo Governo de São Paulo, visa estabelecer parcerias entre o poder público e empresas privadas para disponibilizar exames à população e zerar a lista de espera.
O vereador justificou que o atendimento na região de São José do Rio Preto começou em maio de 2019, inclusive com o credenciamento da Santa Casa de Misericórdia de Jales, para atender pacientes que estão na fila da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde – CROSS.
Macetão indagou se haveria alguma ação específica da Secretaria Municipal de Saúde para que esses pacientes fossem atendidos.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, de maio a outubro, um total de 797 cotas de exames de ultrassom e 28 cotas de exames de endoscopia, disponibilizadas no sistema CROSS, para agendamento na Santa Casa e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). As cotas foram distribuídas para as unidades de saúde fazerem os agendamentos dos exames.
A Prefeitura informou que a Secretaria de Saúde está de prontidão para distribuir e agendar qualquer programa do Governo que possa melhorar o acesso e a qualidade de atendimento dos usuários.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
