Vereadores questionam Prefeitura sobre triagem irregular de resíduos por caçambeiros
15 de outubro de 2019
Os vereadores Tiago Abra (PP) e Vanderley Vieira – Deley (PPS), em Sessão Ordinária (14), apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura pretende fazer para evitar que a empresa responsável pela gestão de Resíduos da Construção Civil não seja financeiramente prejudicada, devido à triagem irregular de resíduos feita por “caçambeiros”.
A Empresa A.J.C. Construtora Rio Preto Ltda foi contratada para explorar a gestão de Resíduos da Construção Civil e a Área de Transbordo e Triagem (ATT), em Jales. No entanto, a A. J. C. Construtora afirma que as empresas que exploram o serviço de caçambas separam os materiais que desejam e encaminham à ATT o que não tem valor comercial. Essa atividade prejudica financeiramente a gestão da Área de Transbordo pela A. J. C. Construtora.
A Prefeitura é responsável por fiscalizar se as empresas de caçambas levam os entulhos direto à Área de Trasbordo e por garantir que a triagem dos resíduos seja feita por empresas autorizadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Deley comentou o requerimento: “As empresas fazem a separação dos resíduos em seus pátios e levam só o que não serve mais. Que a Prefeitura tome as providências possíveis ou vamos à promotoria denunciar essas empresas”, falou.
Abra falou sobre a propositura: “Há aproximadamente 15 dias, a Prefeitura notificou essas empresas que insistem em não cumprir o que está na lei. Se não cumprir, multa. É mais fácil trabalhar certo. Vamos continuar acompanhando para ver se as empresas estão cumprindo a parte delas”, disse.
Os vereadores indagaram o que a Prefeitura pretende fazer para viabilizar financeiramente a ATT de Jales e se a Prefeitura pretende romper o contrato com a A. J. C. Construtora e por isso não fiscaliza a atividade.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
