Prefeitura responde requerimento sobre recuperação do Bosque Municipal
29 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando quais ações serão desenvolvidas pela Prefeitura para recuperar a vegetação do Bosque Municipal “Aristóphano Brasileiro de Souza”, destruída por incêndio e se o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais do Município estaria sendo cumprido.
Macetão justificou que a Lei Municipal 3.636/2009 fixa o Calendário Ambiental e estabelece datas comemorativas, como o Dia Mundial da Água. Essas datas têm como objetivo incluir no currículo das escolas municipais atividades que incentivem hábitos de preservação ambiental e respeito à natureza.
Macetão indagou quais ações seriam desenvolvidas pela Prefeitura para cumprir a Lei 3.636/2009, quando foi feito o último cinturão de proteção ao redor do Bosque para protegê-lo de incêndios e o que a Prefeitura pretendia fazer para prevenir a ocorrência de novos incêndios no Bosque.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, informou que são feitas limpezas de trilhas e aceiros do Bosque periodicamente.
A Prefeitura afirmou que não é possível manter um funcionário fixo no Bosque para desenvolver atividades relacionadas ao Calendário Ambiental. Quando há atividades no local, elas são desenvolvidas em parceria com outras Secretarias.
Entre janeiro e março de 2019, as trilhas foram limpas e foi feita a roçagem nas laterais do Bosque para protegê-lo de incêndio. Para recuperar a vegetação queimada, a Secretaria está produzindo mudas de árvores nativas e plantas frutíferas que serão plantadas, no interior da mata, em locais de clareiras e nas laterais.
A Prefeitura informou que para evitar novos incêndios, prevê, em parceria com a Sabesp, instalar um hidrante ao lado do bosque, na Avenida José Rodrigues. Serão executadas obras como alargamento de trilha e serão instalados hidrantes no interior do Bosque, junto às trilhas, de forma a abranger toda a área vegetada. As laterais serão ampliadas junto aos alambrados, em direção ao córrego Tamboril.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
