Prefeitura responde requerimento sobre programa de geração de emprego
30 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura planejava criar e aderir ao Programa Frente de Trabalho, do Governo de São Paulo.
O Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, também conhecido como Frente de Trabalho, oferece qualificação profissional e remuneração por trabalhos prestados à sociedade e orientados pela Prefeitura. Cidades da região como Votuporanga, Nhandeara, Cosmorama e Santa Albertina aderiram ao programa.
O vereador justificou que o desemprego atinge muitos trabalhadores em Jales e a Frente de Trabalho seria uma oportunidade para as pessoas que passam por necessidades extremas.
Macetão indagou qual seria o prazo para que o Programa Frente de Trabalho passasse a vigorar em Jales.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Administração, informou que o programa está em andamento em Jales, através de uma parceria com a Escola Técnica “Dr. José Luiz Viana Coutinho” (Etec Jales).
Os interessados devem estar desempregados há um ano, residir em Jales há pelo menos dois anos e levar os documentos pessoais ao PAT. Os selecionados vão realizar trabalhos de conservação de áreas verdes e praças, de limpeza pública, de manutenção de prédios, entre outros.
No mês de agosto foram abertas 25 vagas para o programa, que já se iniciou e terá a duração de até nove meses. Os beneficiados recebem remuneração, vale-transporte e participam de um curso de Horticultura, na Escola Agrícola. Ao final, os participantes vão receber certificados de qualificação profissional.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
