Prefeitura responde requerimento sobre a idosa que abriga gatos
30 de outubro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura ofereceu suporte a uma munícipe notificada judicialmente para se livrar de seus gatos de estimação.
O vereador justificou que a mulher, moradora do Bairro São Judas Tadeu, era idosa, aposentada, tinha problemas de saúde e psicossociais. A determinação judicial para que se desfizesse dos animais poderia causar um dano psicológico grave e comprometer a saúde da idosa.
Macetão indagou se a aposentada recebia acompanhamento psicológico oferecido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, se a Vigilância Sanitária ofereceu algum suporte e se a Prefeitura estaria auxiliando a moradora e acompanhando o caso.
Em reposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a equipe municipal de Vigilância Sanitária, desde setembro de 2018, orientou a munícipe a limpar o imóvel e a procurar a Unidade de Zoonoses para fazer a castração dos animais. A Vigilância autuou a aposentada como medida de prevenção de saúde pública.
Segundo a Prefeitura, a idosa está recebendo acompanhamento médico e de enfermagem na Unidade de Saúde Honório Amadeu e não há queixa para acompanhamento psicológico.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
