Tupete e Macetão questionam Prefeitura sobre aluguel de caminhão
05 de novembro de 2019
Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (4), questionaram por que a Prefeitura aluga um caminhão de guindaste hidráulico tipo munck se possui um caminhão semelhante.
Os parlamentares justificaram que a Prefeitura contratou uma empresa especializada em locação de caminhão guindaste hidráulico tipo munck para executar serviços no município. O contrato tem validade de doze meses e custará R$ 100 mil.
Em duas semanas de vigência do contrato, a Prefeitura pagou para a empresa R$ 5 mil, referentes a 50 horas de trabalho, prestadas entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2019.
A Prefeitura possui um caminhão que se fosse reformado custaria menos e poderia realizar os mesmos serviços contratados com a empresa privada.
Tupete comentou o requerimento: “Nós temos na cidade um munck [caminhão] que fica menos de R$ 1 mil para consertar. Só entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro foram gastos R$ 5 mil. Para que gastar R$ 100 mil durante um ano? Licita um munck que fica menos do que esse valor”, disse.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre a propositura: “O munck está deteriorado, não tem capacidade de uso, esse munck tem que ser contratado. Como a Prefeitura tem que trocar as lâmpadas de janeiro a dezembro, no final do ano, ele também é usado para pôr os enfeites de Natal”.
Os vereadores indagaram qual foi o critério usado pela Prefeitura para calcular as 1000 horas de prestação de serviços em 12 meses e em qual atividade o caminhão alugado foi usado entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
