Macetão questiona Prefeitura sobre falta de médicos especialistas
13 de novembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (11), apresentou um requerimento questionando à Prefeitura quantos pacientes aguardam por consultas com médicos especialistas.
O vereador justificou que os pacientes reclamam há anos da falta de especialistas na rede de saúde, como cardiologistas, urologistas, nefrologistas, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde precisa propor soluções para o problema.
Viotto comentou o requerimento: “Não é o objetivo da administração resolver o problema de especialidades. Imagina o tanto de gente que tem problema cardíaco, respiratório? E a Prefeitura responde requerimento falando que não tem demanda. Por favor, que se leve isso como uma crítica boa e resolva o problema”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre a propositura: “A pessoa passa pela atenção básica da família, depois pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que encaminha os casos mais graves para São José do Rio Preto. A contratação de especialista é de responsabilidade do Governo Estadual e Federal. Pare de falar que é de responsabilidade do município”.
Macetão indagou quantos pedidos de consultas médicas com especialistas foram solicitados à Prefeitura, em 2019, quantos deles foram realizados e qual o tempo médio de espera entre a data do pedido de atendimento e a consulta.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
