Prefeitura responde requerimento sobre combate a insetos e escorpiões
19 de novembro de 2019
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura planejava aplicar inseticidas nas redes de captação de água para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos.
O vereador justificou que moradores reclamavam que escorpiões e insetos, como baratas, saíam das “bocas de lobo” e invadiam espaços públicos e residências. O fato necessitava de atenção da Prefeitura, pois era uma ameaça à saúde pública.
Deley também indagou de quem seria a responsabilidade de combater a proliferação de insetos e animais peçonhentos nas redes de captação de água.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura encaminhou um ofício da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) respondendo a um requerimento do Legislativo de 2017, informando que o tratamento da rede de esgoto é feito com a presença de bactérias vivas. A dedetização é prejudicial, pois o uso de pesticidas ou inseticidas pode desencadear um desequilíbrio na estação de tratamento de esgotos e prejudicar a qualidade final dos efluentes e do corpo receptor.
Quando a Companhia recebe reclamações, o que ainda não havia ocorrido, o tratamento é sempre localizado, para evitar despesas desnecessárias, danos ao sistema de esgotos e ao meio ambiente.
Segundo a Sabesp, as redes coletoras de esgotos são lacradas e não há comunicação com o meio externo. Os ratos, baratas e outros habitantes só saem das redes se nas residências houver caixas e ralos abertos. Os escorpiões não são animais naturais das redes de esgoto, mas sim de locais em que há acúmulo de lixo. Caso seja encontrado algum escorpião em caixas de esgotos, eles saíram dos quintais e adentraram as caixas e não o contrário.
A Sabesp afirmou que é responsável pelas redes coletoras, coletores, interceptores, emissários, poços de visita e terminais de limpeza. As caixas de inspeção e ralos dos imóveis são de responsabilidade dos proprietários das residências.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
