Prefeitura responde requerimento sobre segurança no trânsito
22 de novembro de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura pretendia fazer para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito de Jales.
Os vereadores indagaram quantos sarjetões, “quebra-molas” e faixas elevadas para pedestres foram instalados ou reformados de 2018 a setembro de 2019 e solicitaram que a Prefeitura encaminhasse a relação completa contendo os endereços de cada intervenção.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, informou que a 1ª Etapa de Melhoria de Sinalização Viária, pelo programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, está em fase de licitação. Serão instalados semáforos horizontais e verticais em pontos críticos do município.
Os projetos referentes à 2ª Etapa do Programa estão sendo avaliados pelo Conselho de Trânsito e Corpo Técnico Especializado em Engenharia de Tráfego, com previsão de execução no ano 2020.
Segundo a Prefeitura, serão construídos 49 sarjetões e instaladas 118 placas de sinalização vertical de regulamentação e logradouro. A Prefeitura encaminhou, junto com a resposta, uma lista indicando os locais da cidade em que serão feitas as intervenções.
Foi informado que todas as lombadas existentes nas vias que receberam recapeamento foram reformadas. Foram executados 73 sarjetões, 10 lombadas e 3 faixas elevadas para pedestres, além da instalação de 476 placas de sinalização vertical de regulamentação e logradouros.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
