• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Macetão questiona Prefeitura sobre programa de coleta seletiva
27 de novembro de 2019


O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (25), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura elabora estudos para melhorar o programa de coleta seletiva de lixo no município. 
Macetão justificou que o lixo é uma ameaça à vida pelo perigo tóxico. Grande parte dos resíduos são descartados em locais impróprios, permitindo a proliferação de organismos capazes de transmitir doenças, além de contaminar fontes de água. Considerando tudo o que é diariamente jogado no lixo, 35% poderiam ser reutilizados ou reciclados e 25% poderiam ser transformados em adubo orgânico.
Segundo o vereador, munícipes o questionaram sobre programas de coleta seletiva na cidade, pois em cidades da região há programas de coleta e reciclagem que geram resultados satisfatórios.
Viotto comentou o requerimento: “A Coopersol [Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos], indiretamente, ajuda o município a economizar dinheiro, porque tudo o que é descartado no aterro é pesado e cobrado da Prefeitura. O trabalho que essas pessoas fazem para o futuro não tem preço. Senhor prefeito, mande uma cesta básica para eles, ajude, o que custa?”. 
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre a propositura: “No contrato de parceria consta que a Prefeitura entrou com uma porcentagem do óleo diesel, um motorista e os caminhões. A Prefeitura paga o aluguel para a Coopersol e quando precisa, faz a limpeza do pátio da cooperativa. A Prefeitura vai continuar ajudando a Coopersol e nós temos que buscar emendas, todos temos que ajudar”. 
Macetão indagou, entre outras questões, se há projetos para expandir a coleta seletiva para todos os bairros, qual é o apoio que a Prefeitura oferece à Coopersol e quais ações são realizadas para divulgar e incentivar a separação de recicláveis no município.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).