Macetão questiona Prefeitura sobre Plano de Arborização
28 de novembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (25), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente vai elaborar um Manual e um Plano de Arborização Urbana de Jales.
O vereador justificou que é necessário elaborar um programa permanente de plantio de árvores para o município. O Manual de Arborização Urbana e o Plano de Arborização vão orientar os locais de plantio, as espécies de plantas adequadas, as técnicas de manejo e trato e os prazos para a implantação.
Macetão falou sobre o requerimento: “O poder público precisa e deve incentivar a questão do meio ambiente e de arborização. Por que não cria o “disk-árvore”? É só a Secretaria de Meio Ambiente ter um telefone e divulgar isso. Quem já viu o viveiro municipal sabe que o município tem condições. Ele produz milhares de espécies de árvores todos os anos, mas não vemos isso nas ruas”.
O vereador Fábio Kazuto (PSB) comentou a propositura: “Esse requerimento é importantíssimo. Hoje a gente vê que está faltando verde, não só em Jales, mas em todos os municípios. E a Prefeitura incentiva, sim. Quem tiver uma casa com árvore plantada em frente tem desconto de 3% no IPTU. É só ir à Prefeitura, até o mês de setembro e informar. A Prefeitura se preocupa e muito com as árvores da nossa cidade”.
Macetão questionou se o município possui algum estudo de demanda de plantio de árvores, se existe algum mapa do município indicando locais para plantio e o que impede a Prefeitura de estabelecer atendimento direto à população por meio de um “disk-árvore”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
