Vereadores questionam Prefeitura sobre ensino de inglês na rede municipal
04 de dezembro de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) e Claudecir dos Santos – Tupete (DEM), em Sessão Ordinária (2), apresentaram um requerimento questionando por que o ensino de língua inglesa não consta no currículo do 1º ao 5º ano das escolas da rede municipal de ensino.
Eles justificaram que a criança aprende mais facilmente uma língua estrangeira em seus primeiros anos. A rede pública de Jales não oferece o ensino de língua inglesa desde o início da alfabetização da criança, enquanto muitas cidades da região já contemplam o ensino do idioma.
Viotto comentou o requerimento: “Quanto mais cedo começarmos a introduzir o ensino bilíngue para as crianças, mais cedo é a possibilidade dessa criança ter êxito. Essas crianças ficam na rede municipal sem ter inglês e logo depois vão para o 6º ano e lá já tem aulas de inglês. Vários pais e professores já indagaram essa situação. É fundamental começar o quanto antes”, falou.
Os vereadores indagaram se há algum plano para incorporar o ensino de língua inglesa nessas séries iniciais e, caso não haja, por qual motivo.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
