Prefeitura responde requerimento sobre falta de médicos especialistas
05 de dezembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando à Prefeitura quantos pacientes estariam aguardando por consultas com médicos especialistas.
O vereador justificou que os pacientes reclamam há anos da falta de especialistas na rede de saúde, como cardiologistas, urologistas, nefrologistas, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde deveria propor soluções para o problema.
Macetão indagou quantos pedidos de consultas médicas com especialistas foram solicitados à Prefeitura, em 2019, quantos deles foram realizados e qual o tempo médio de espera entre a data do pedido de atendimento e a consulta.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que até novembro de 2019 foram agendadas 15.281 e disponibilizadas 13.636 consultas. O tempo de espera entre o agendamento e a consulta depende da quantidade de vagas oferecidas pelo Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto.
Atualmente, 9.729 pessoas aguardam por consultas. A Prefeitura afirmou que as especialidades com mais tempo de espera são neurologia, cirurgia plástica, ginecologia, ortopedia, reumatologia e urologia. Atualmente, o corpo clínico de especialistas está completo. A escassez de profissionais na região é a principal dificuldade enfrentada pela Prefeitura para contratar especialistas.
Segundo a Prefeitura, o médico auditor Mário Soiti Okanobo e a enfermeira Milene Navas Sétemo, da Unidade de Avaliação e Controle, estão fazendo supervisão das unidades de Saúde e orientando sobre os critérios para encaminhar pacientes a consultas com especialistas, qualificando a lista de espera, para reduzir o tempo entre agendamento e atendimento.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
