Prefeitura responde requerimento sobre combate à dengue
06 de dezembro de 2019
Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, questionaram como a Prefeitura pretende combater os focos de dengue no próximo período chuvoso, entre o final de 2019 e os cinco primeiros meses de 2020.
Os vereadores justificaram que nas últimas semanas foram recorrentes as notícias sobre o aumento de casos de dengue em Jales. Neste ano, houve uma epidemia de casos de dengue. Em períodos de seca, há uma preocupação sobre o que pode ocorrer no período chuvoso.
Os vereadores indagaram se a Prefeitura estaria preparada para evitar que ocorra uma nova epidemia de dengue em 2020.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde conta com 17 agentes de combate a endemias e 62 agentes comunitários de saúde que fazem vistorias e eliminam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Desde setembro, o município vem intensificando as atividades educativas e as vistorias nos bairros em que o índice larvário ultrapassa 1 e que tenham mais casos notificados.
Segundo a Prefeitura, o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses será restaurado e será criada a Brigada Municipal de Combate ao Aedes aegypti, que vai designar um servidor responsável para vistoriar os prédios públicos municipais. A Vigilância Sanitária vai autuar e multar proprietários que não cumprirem as leis de combate à dengue.
A Prefeitura afirmou que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo atividades, de acordo om as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar epidemias de dengue, zika e chikungunya. Dentre as atividades, as educativas são fundamentais, pois o trabalho de controle do mosquito só é eficaz se houver a colaboração da população.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
