Prefeitura responde requerimento sobre medidas contra Aedes aegypti
09 de dezembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando quais setores da Prefeitura estariam mobilizados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya.
O vereador justificou que o aumento do número de casos de microcefalia, causada pelo zika vírus e transmitida pelo Aedes aegypti, é um tema importante para pautar o planejamento de ações de saúde pública.
Macetão indagou quais órgãos estariam fazendo campanhas de prevenção e conscientização dos criadouros de dengue, se havia casos de microcefalia em Jales e se a Prefeitura pretendia realizar mutirões pela cidade para visitar imóveis e identificar criadouros do mosquito.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Secretarias Municipais de Saúde, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, de Vias e Obras Públicas e de Educação desenvolvem atividades em conjunto para combater o mosquito.
A Vigilância Sanitária realiza vistorias e atuações. Sessenta e dois agentes comunitários de saúde e 17 agentes de combate a endemias são responsáveis por vistoriar imóveis e atender às reclamações da população.
Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas periódicas em escolas e através de canais de comunicação do município de prevenção e conscientização sobre criadouros e focos do mosquito. Entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas em bairros em que o índice larvário é superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde.
A Prefeitura informou que, em 2016, a Vigilância Epidemiológica registrou um caso de microcefalia no município. A criança foi acompanhada por uma equipe da Estratégia Saúde da Família, mas não sobreviveu.
Em 2019, foram emitidos 32 autos de infração e aplicadas 9 multas a infratores que descartaram lixo em locais impróprios. A Secretaria solicitou a compra de equipamentos e materiais, como soros e cadeiras de reidratação e na Upa há um médico contratado para atender no período de epidemia e proporcionar atendimento adequado à população.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
