Prefeitura responde requerimento sobre falta de pediatras
09 de dezembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se havia médicos pediatras que prestavam atendimento na rede municipal de saúde de Jales.
O vereador justificou que o pediatra é um parceiro no desenvolvimento da vida da criança e do adolescente, capaz de identificar eventuais problemas que a criança possa ter e trata-los desde cedo.
Macetão indagou qual era a remuneração dos pediatras concursados e contratados, se pediatras foram demitidos em 2019 e qual era o tempo médio de espera, desde o agendamento, até a data da consulta com médicos pediatras.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a rede municipal de saúde possui dois médicos pediatras que atuam por 60 horas semanais no ambulatório de pediatria. A remuneração dos pediatras, no contrato que venceu em 30 de outubro, era de R$ 13.141,68 por 15 horas semanais. No contrato emergencial que se iniciou em 20 de novembro, a remuneração é de R$ 12.700,00, para 15 horas semanais.
Segundo a Prefeitura, não houve demissão de profissionais. Os contratos dos pediatras venceram e as empresas terceirizadas não renovaram o contrato com a rede municipal.
As consultas com os pediatras são realizadas, em média, sete dias depois do agendamento. O atendimento com o profissional está disponível uma vez por semana nas Unidades Estratégia Saúde da Família, em regime de escala e diariamente, de manhã e à tarde, no Núcleo central de Saúde.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
