Prefeitura responde requerimento sobre ensino de inglês na rede municipal
12 de dezembro de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) e Claudecir dos Santos – Tupete (DEM), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando por que o ensino de língua inglesa não constava no currículo do 1º ao 5º ano das escolas da rede municipal de ensino.
Eles justificaram que a criança aprenderia mais facilmente uma língua estrangeira em seus primeiros anos. A rede pública de Jales não oferece o ensino de língua inglesa desde o início da alfabetização da criança, enquanto muitas cidades da região já contemplam o ensino do idioma.
Os vereadores indagaram se haveria algum plano para incorporar o ensino de língua inglesa nessas séries iniciais e, caso não houvesse, por qual motivo seria.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que a língua inglesa já esteve na grade de ensino das séries iniciais do ensino fundamental, no entanto, não deram bons resultados e o contrato foi extinto.
Segundo a Prefeitura, uma empresa que trabalha com o idioma esteve na Secretaria de Educação para propor a inclusão de uma hora-aula semanal no ensino infantil e a coordenação e supervisão da Secretaria de Educação estudam a possibilidade de implantação da disciplina no currículo para o ano de 2020.
Para a inclusão, é necessário adequar a aula-hora na grade curricular e fazer a avaliação do impacto financeiro pela Secretaria de Municipal de Fazenda.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
