Prefeitura responde requerimento sobre Plano de Arborização
13 de dezembro de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente iria elaborar um Manual e um Plano de Arborização Urbana de Jales.
O vereador justificou que era necessário elaborar um programa permanente de plantio de árvores para o município. O Manual de Arborização Urbana e o Plano de Arborização orientam os locais de plantio, as espécies de plantas adequadas, as técnicas de manejo e trato e os prazos para a implantação.
Macetão questionou se o município possuía algum estudo de demanda de plantio de árvores, se existia algum mapa do município indicando locais para plantio e o que impedia a Prefeitura de estabelecer atendimento direto à população por meio de um “disk-árvore”.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente informou que tem até março de 2020 para apresentar o Plano de Arborização Urbana e Ajardinamento, que será elaborado por empresa terceirizada. O Manual de Arborização vai constar no Plano de Arborização.
Segundo a Prefeitura, para plantar espécies em áreas públicas, o munícipe deve solicitar orientação técnica dos engenheiros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para saber qual a espécie arbórea mais adequada, de acordo com a largura da calçada, presença ou não de fiação elétrica, entre outros.
A Prefeitura não possui mapas de áreas para plantio de árvores, ele será elaborado junto com o Plano de Arborização. Está sendo estudada a possiblidade de implantação do programa “disk-árvore” no município.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
