Câmara suspende expediente e sessões
20 de março de 2020
A Mesa da Câmara decidiu suspender as atividades legislativas por tempo indeterminado devido à epidemia causada pelo coronavírus, que é considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, geralmente transmitido pelo ar ou contato com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, toque como aperto de mão ou conato com objetos contaminados, segundo de contato com boca, nariz ou olhos. O período de incubação pode ser de 2 a 14 dias, que é o tempo em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
O Decreto Municipal 8.053, de 17 de março de 2020, decretou emergência em saúde pública e determinou várias restrições para o município de Jales e regulamentou o trabalho e o fluxo dos servidores públicos.
A médica Sandra Maria Marcondes Carazo, responsável pelas cirurgias ambulatoriais em Jales, após reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de Jales, informou que o número de infectados em Jales pode chegar a 25.984 em 30 dias, o que corresponde a mais da metade da população. Segundo ela, o sistema de saúde não tem capacidade para atender todos s casos e não haverá Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis para tratar os casos mais graves.
A Procuradoria Jurídica da Câmara, após análise do caso e da legislação referente à saúde pública, recomendou a suspensão de atividades do Poder Legislativo.
As atividades, sessões ordinárias, solenes e contagem de prazos serão suspensos a partir 23 de março, por tempo indeterminado, conforme Ato 14/2020, da Mesa Diretora da Câmara.

quarta, 19 de novembro de 2025 
