Vereadores questionam Prefeitura sobre licitação para recicláveis
27 de maio de 2020
Os vereadores Claudecir dos Santos - Tupete, João Zanetoni e Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (26), apresentaram um requerimento questionando quanto a Prefeitura gastou, nos anos de 2018 e 2019 para apoiar a Coopersol (Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos).
Os vereadores justificaram que a Prefeitura lançou um edital para contratar uma empresa terceirizada para coletar lixo e material reciclável na cidade. A Coopersol, cooperativa formada por coletores de recicláveis já realiza esse trabalho com apoio da Prefeitura, que fornece caminhões, equipamentos e servidores. A cooperativa faz a coleta e a venda de recicláveis, sem custos para o município e com geração de renda para os cooperados.
O vereador Macetão comentou o requerimento: “Queremos saber quanto a Prefeitura pretende gastar para fazer a coleta desse lixo reciclável com a empresa terceirizada. A Prefeitura, em vez de fortalecer os cooperados, vai terceirizar. Não podemos ver uma nova licitação, ver gastar dinheiro e não fortalecer a Coopersol”.
O vereador Tiago Abra falou sobre a propositura: “O problema da Coopersol é fazer a coleta de forma organizada, não tem mão-de-obra para fazer esse tipo de serviço. Se eles focarem no processamento e venda desse produto, eles vão mais do que dobrar o faturamento. Terceirizando, vai aumentar a eficiência da coleta e eles terão que se preocupar com processar e vender”.
Os vereadores indagaram qual é a previsão do custo mensal previsto pela Prefeitura com a contratação de uma empresa terceirizada.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
