Vereadores questionam Prefeitura sobre atendimento de violência doméstica
10 de junho de 2020
Os vereadores Claudecir dos Santos - Tupete e Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (8), apresentaram um requerimento questionando se os serviços de atendimento à mulher, em situação de violência, estão atendendo a população durante a pandemia.
A Delegacia da Mulher, Casa de Abrigo, Centros de Referência especializados de Assistência Social e a capacitação dos agentes comunitários são instituições e serviços que devem prestar atendimento às vítimas.
Tupete e Macetão justificaram que os casos de violência doméstica aumentaram durante a quarentena, conforme noticiado por veículos da imprensa. A Prefeitura criou uma campanha publicitária com o intuito de coibir a violência doméstica e incentivar denúncias.
Macetão comentou o requerimento: “Todo governante deveria ver como está funcionando o acolhimento e proteção de mulheres vítimas desse mal que assola a nossa sociedade. Há uma preocupação grande neste momento de pandemia porque aqueles que vivem na mesma casa, muitas vezes, estão vivendo situações difíceis”.
O vereador Fábio Kazuto falou sobre a propositura: “Temos que nos preocupar sempre com a violência contra mulheres e crianças. Se o cidadão não consegue conviver com a família dentro de casa, ele não pode conviver com mais ninguém. Não é a pandemia que faz com que aconteça a violência. Tem que tratar, sim, do assunto durante todo o ano, não só durante a pandemia”.
Os vereadores indagaram quais os serviços que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência no município, onde as vítimas estão sendo acolhidas, se houve aumento dos casos de violência no município, entre outras questões.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
