Macetão questiona Prefeitura sobre castrações pelo centro de zoonoses
15 de junho de 2020
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (8), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura tem fornecido os materiais necessários para o funcionamento do centro de zoonoses municipal.
Macetão justificou que há muitas solicitações dos munícipes sobre o serviço de castração de cães e gatos, pois algumas pessoas não têm condições financeiras de pagar pelo procedimento. A castração tem como objetivo controlar a população animal, diminuir o abandono e crueldade e preservar a saúde pública.
O vereador comentou o requerimento: “A situação é triste. Desde setembro fizeram solicitação para medicamentos, já estamos em junho. No dia que eu fui lá não tinha nada”.
O vereador Tiago Abra falou sobre a propositura: “Foi aprovado, na semana passada, um projeto no valor de R$ 78 mil, que contempla a manutenção preventiva das unidades de saúde e castração animal. Eu reiterei o pedido de informações para saber de que forma esse dinheiro vai ser usado”.
O vereador indagou se o centro de zoonoses está castrando os animais gratuitamente, qual a capacidade mensal de castração, quais critérios adotados para que um animal seja atendido pelo centro de zoonoses, entre outras questões.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
