A Câmara, em Sessão Ordinária (8), aprovou uma moção manifestando o apoio ao movimento “Todos Juntos pela Democracia”, contrário à possibilidade de um golpe ditatorial no país.
O movimento em defesa da democracia tem como objetivo unir personalidades, políticos e cidadãos de diferentes setores sociais e ideológicos contra a possibilidade de um golpe de caráter ditatorial, que poria fim aos 35 anos de período democrático, o mais longo vivido pelo país.
A Moção 11/2020, de autoria do vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão, destacou que o movimento “Todos Juntos pela Democracia” ganha impulso em todo o Brasil, diante das ameaças de rompimento institucional ensaiadas pelo presidente Jair Bolsonaro e o aumento do posicionamento da sociedade civil organizada e autoridades públicas em defesa da democracia.
Macetão comentou a moção: “Qualquer coisa que venha a ferir com a Constituição não merece o nosso apoio. Temos que defender essa questão e ser favoráveis para que todos tenham os mesmos direitos e a mesma oportunidade, isso só acontece na democracia. Só com ela podemos discordar de todos”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley falou sobre a propositura: “Que bom que a gente começou a ver as pessoas saindo às ruas pela democracia. A democracia o bem comum de toda a sociedade. O cidadão que queria entrar para a política, que entre de cara limpa e batalhe para um país melhor e mais justo, essa é a democracia que nós queremos”.
A moção de apoio foi subscrita pelos demais vereadores e encaminhada aos políticos com atuação na região de Jales da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara e Senado Federal e aos presidentes das Casas Legislativas citadas.

quinta, 20 de novembro de 2025 
