Prefeitura responde sobre ano letivo da rede municipal
19 de junho de 2020
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando quais medidas seriam adotadas pela Secretaria Municipal de Educação em relação ao ano letivo dos alunos da rede municipal de ensino.
Macetão justificou que a pandemia de covid-19 atingiu a cidade de Jales e as aulas da rede municipal foram suspensas. O vereador solicitou que a Prefeitura encaminhasse documentos demonstrando as providências que foram adotadas pela Secretaria.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Educação criou o Programa Educação Escolar, para atender alunos e profissionais de educação infantil, ensino fundamental e ciclo I, educação de jovens e adultos e educação especial. O programa tem como objetivo manter a aprendizagem dos alunos e minimizar os efeitos da interrupção prolongada dos estudos presenciais.
A Secretaria afirmou que o planejamento do trabalho remoto foi elaborado com toda a equipe escolar. Foram definidas as formas de comunicação virtual com os alunos, os protocolos de entregas de materiais para os estudantes, a distribuição de manual com orientações aos tutores dos estudantes das redes municipal e estadual.
A Secretaria de Educação organizou a carga horária de estudos, as atividades que são disponibilizadas e o acompanhamento dos trabalhos dos professores, a fim de orientá-los e dar engajamento aos alunos nas atividades não presenciais. Kits de alimentação serão distribuídos em todas as unidades escolares para alunos em que os tutores declararem essa necessidade.
Ao fim da pandemia, os alunos serão avaliados para que possa ser feito um diagnóstico do aprendizado e uma pesquisa de satisfação da comunidade escolar quanto às atividades não presenciais.
As proposituras e suas respostas podem ser conferidas na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
