Prefeitura responde requerimento sobre dívidas do município
02 de julho de 2020
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão e Claudecir dos Santos – Tupete, em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento solicitando que a Prefeitura encaminhasse a relação dos empréstimos contraídos pelo município e suas autarquias nos últimos 20 anos.
Macetão e Tupete justificaram que o plano de governo proposto pelo prefeito, em sua candidatura, tinha como objetivos a administração correta da arrecadação municipal a fim de não permitir dívidas que comprometessem o desenvolvimento de Jales, a manutenção dos pagamentos de parcelamentos de dívidas anteriores, em especial com o Instituto Municipal de Previdência Social de Jales (IMPSJ) e evitar novas dívidas.
Os vereadores indagaram quais empréstimos já haviam sido pagos, os que restam a pagar e solicitaram que a Prefeitura enviasse a relação detalhada da dívida atual do município e as respectivas datas de vencimento.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Fazenda, informou que o município possui seis empréstimos e financiamentos com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Caixa Econômica Federal e Instituto Municipal de Previdência Social de Jales (IMPSJ). O saldo devedor é de cerca de R$ 28 milhões.
Segundo a Prefeitura, não é possível informar os dados das dívidas dos últimos vinte anos, pois várias empresas prestaram serviços nesse período e os documentos foram arquivados em diversos locais.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
