Prefeitura responde requerimento sobre afastamento para grupo de risco
06 de julho de 2020
Os vereadores Claudecir dos Santos - Tupete e Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando se a Prefeitura iria afastar das atividades os servidores que se enquadravam no grupo de risco da covid-19.
Os vereadores justificaram que as pessoas idosas, hipertensas, com insuficiência renal e doença respiratória crônicas são as mais vulneráveis a contrair o vírus. Vários órgãos dispensaram os funcionários do grupo de risco para evitar que fiquem expostos e tenham complicações decorrentes da contaminação por coronavírus.
Os vereadores indagaram quantos servidores seriam do grupo de risco e quais medidas seriam adotadas para evitar que os outros servidores se contaminem. Macetão e Tupete também solicitaram informações sobre a servidora do Centro de Especialidades Odontológicas que teria contraído a covid-19.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que 95 dos 320 servidores da Secretaria de Saúde pertencem ao grupo de risco. Não é possível que os servidores da área da saúde sejam afastados, pois prestam serviços essenciais à saúde. Se os funcionários fossem afastados de suas funções, as unidades de saúde perderiam força de trabalho no combate ao coronavírus, podendo causar a suspensão de parte do atendimento por falta de profissionais.
Segundo a Prefeitura, os profissionais de saúde utilizam EPIs e produtos como álcool, sabão líquido e água sanitária. Os servidores da Saúde que apresentam sintomas gripais são afastados das funções e submetidos a testes para a confirmação da doença.
A Prefeitura não informou dados de servidores lotados em outras Secretarias.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
