Prefeitura responde requerimento sobre instalação de hemocentro
10 de julho de 2020
O vereador Bismark Kuwakino, em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura teria interesse em contatar órgãos competentes da área da saúde para instalar um hemocentro em Jales.
Bismark justificou que o banco de sangue é primordial para salvar vidas e a instalação de um hemocentro facilitaria e incentivaria os munícipes a doar sangue.
O vereador indagou quais seriam as principais dificuldades enfrentadas pela Prefeitura para implantar um hemocentro na cidade.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os serviços de hemoterapia que integram a Hemorrede Nacional são instalados conforme a legislação nacional que trata dos Serviços de Hemoterapia.
Jales tem como referências para o abastecimento de sangue e hemoderivados, o Hemocentro Regional, localizado em Ribeirão Preto e o Hemonúcleo, localizado em Fernandópolis. O município conta com uma Agência Transfusional, que está localizada na Santa Casa de Misericórdia de Jales e atende as demandas da própria Santa Casa, do Hospital de Amor de Jales e da Santa Casa de Palmeira D’Oeste, sem prejuízo aos pacientes.
Segundo a Prefeitura, informações sobre instalação de outros serviços devem ser consultados com o Hemocentro Regional, de Ribeirão Preto.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
