Macetão questiona Prefeitura sobre procedimentos contra Covid-19
04 de agosto de 2020
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (3), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura possui um protocolo de atendimento para casos de infecção por coronavírus.
Macetão justificou que o site do Ministério da Saúde recomenda que “Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar”.
Ele também afirmou que nenhum membro da Câmara faz parte do comitê de combate ao Covid-19.
Segundo Macetão, é preciso estabelecer um padrão para orientar, também, sobre o uso de medicamentos: “A gente só está vendo os casos aumentarem, temos que perguntar o que a Prefeitura está fazendo. Nós temos um papel importantíssimo em orientar a população. Se a pessoa chegar lá, o que ela vai fazer? Temos que ter oficialmente. É muita informação desencontrada e só serve para deixar a população em pânico”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley comentou o requerimento: “Nós, munícipes, também temos que ter responsabilidade. Já vi munícipes que estão com sintomas, o médico orienta para ficar em casa, mas muitos deles não ficam em casa. Se não tem certeza de que está com a doença, não saia de casa para passar para outras pessoas. Se todas pessoas tiverem consciência disso, logo vamos vencer essa batalha”.
Macetão indagou se a Prefeitura sabe que outras cidades do estado adotaram protocolos, se os profissionais de saúde têm liberdade para prescrever tratamentos diferentes do publicado oficialmente, se existem medicações disponíveis para tratamento do Covid-19, entre outras questões.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
