Prefeitura responde requerimento sobre gastos com frota da Saúde
01 de setembro de 2020
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão e Claudecir dos Santos – Tupete, em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento solicitando que a Prefeitura informasse os custos dos últimos 12 meses com a frota municipal e como seriam feitas as manutenções da frota.
Macetão e Tupete justificaram que em março deste ano foi homologada a licitação de contratação de empresa especializada no transporte de pacientes. Os serviços da empresa JD- Turismo e Locação Ltda. foram contratados para viagens de Jales para Fernandópolis, em van e entre Jales –Votuporanga – São José do Rio Preto, em micro-ônibus, por R$ 345 mil.
A Legus Transportes e Turismo Ltda. foi contratada para fazer viagens entre e Jales- Votuporanga – São José do Rio Preto, em ônibus rodoviário, ao custo de R$ 507 mil.
Macetão e Tupete indagaram quem eram os motoristas da área da saúde e para qual setor foram realocados, se houve um estudo comprovando a economia ou eficiência do transporte com a terceirização, entre outras questões.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que o servidor Sérgio Luiz Casteletti Valério é o gestor da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde. As manutenções preventivas não são realizadas rotineiramente, devido ao fato de a frota não possuir veículos em quantidade suficiente para atender a demanda.
Os motoristas continuam lotados na Secretaria de Saúde já que havia rotatividade destes por trabalharem em regime de escala e a grande demanda de viagens.
A Prefeitura afirmou que o Ministério Público Federal solicitou melhoria no transporte de passageiros. A Administração constatou que vários municípios terceirizam o serviço e, por isso, optou pela contratação de empresa.
Segundo a Prefeitura, o ônibus, adquirido em 2011, está com a mecânica ruim, pintura e tapeçaria em péssimo estado e ar condicionado quebrado e será destinado para leilão. Os demais veículos serão utilizados conforme necessidade da Prefeitura.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
