Tupete e Macetão questionam Elektro sobre atendimento e cortes de energia
11 de setembro de 2020
Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete e Luiz Henrique Viotto – Macetão, em Sessão Ordinária (8), apresentaram um requerimento questionando se a empresa de energia Elektro começou a interromper o fornecimento de energia elétrica em residências em débito com a empresa.
Tupete e Macetão justificaram que as famílias de baixa renda ficaram isentas do pagamento de contas de energia e que os cortes foram suspensos até o dia 31 de julho de 2020. Segundo o entendimento dos Tribunais de Justiça, com base no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, o corte de fornecimento de energia elétrica por débito anterior gera direito a dano moral.
Macetão comentou o requerimento: “A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] suspendeu o corte até dia 31 de julho. Eu estava transitando perto do setor de atendimento da Elektro e tinha um monte de gente, tinha só uma pessoa para atender, uma grande aglomeração. Esse requerimento que a Elektro aumente a capacidade de pessoas para atender essa demanda”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley falou sobre a propositura: “Seria o momento de fazer outra moção de repúdio para a Elektro. Ela quer acelerar o processo para receber o dinheiro, mas não tem funcionário para atender e regularizar as contas”, disse.
Os vereadores indagaram qual é a fundamentação legal para que a Elektro interrompa o serviço, se o atendimento ao consumidor nos escritórios da empresa será agilizado, entre outras questões.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Elektro. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
