Prefeitura responde requerimento sobre acolhimento para mulheres vítimas de violência
18 de setembro de 2020
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão e Claudecir dos Santos – Tupete, em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando se seria possível a Prefeitura implantar, em parceria com outros municípios da região, uma Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica.
Macetão e Tupete justificaram que a violência física, psicológica e verbal contra as mulheres vem crescendo no Brasil e já é classificado pela ONU como o 5º país com maior taxa de feminicídio do mundo. Seria necessário instalar uma residência temporária no município, em local sigiloso, com assistência psicológica, social e jurídica para as mulheres vítimas de violência.
Os vereadores indagaram se a Prefeitura teria algum projeto com esse objetivo e, em caso negativo, se seriam feitos estudos para possibilitar a criação da Casa de Acolhimento.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informou que é possível implantar o serviço, porém não depende apenas do município de Jales, mas de outras cidades da região.
Segundo a Prefeitura, foram realizadas reuniões com o Creas, Saúde, Delegacia da Mulher, Delegacia de Polícia e técnicos da Secretaria do Estado para discutir a questão, no entanto, devido à pandemia, muitas ações ficaram limitadas.
Apesar de não haver a Casa de Acolhimento, os atendimentos para mulheres vítimas de violência continuam sendo realizado pelo Creas, Delegacia de Polícia e Delegacia da Mulher.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

quinta, 20 de novembro de 2025 
