Deley questiona se Prefeitura vai contratar psicólogos e fisioterapeutas para tratamento pós-covid-19
14 de setembro de 2021
O vereador Deley Vieira (DEM), em Sessão Ordinária (13), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura pode contratar, em caráter emergencial, psicólogos e fisioterapeutas para acompanhar os pacientes recuperados da Covid-19 e que apresentam sequelas psicológicas ou físicas.
O parlamentar justificou que um estudo feito pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontou que 1 a cada 16 pacientes curados da covid-19 apresentou algum tipo de transtorno mental após três meses da recuperação a infecção. Os problemas mais citadas foram ansiedade, depressão e insônia, respectivamente. Pacientes de Jales têm apresentado problemas psicológicos após a recuperação da doença, o que exige acompanhamento psicológico do paciente. A maioria da população não tem recursos financeiros para contratar acompanhamento psicológico e o poder público não tem profissionais suficientes para oferecer o tratamento.
Outra sequela da covid-19 são os danos no pulmão, que exige cuidados fisioterápicos durante e após a infecção pelo vírus.
O vereador comentou o requerimento: “Eu estive na UPA, diminuiu o medo de contaminação e aumentaram as pessoas com problemas psicológicos. Pessoas que pegaram covid há três meses e apresentam sintomas psicológicos. Pedir ao prefeito e à secretária de Saúde que contrate, pelo menos, quatro psicólogos, para que os problemas possam ser detectados no início. A população mais carente está sofrendo com isso. A doença traz transtorno financeiro, familiar, desemprego e começa a se desesperar e a ter problema mental”.
O vereador Ricardo Gouveia (PP) solicitou a inclusão da necessidade de contratação de fisioterapeutas.
O vereador João Zanetoni (PSD) falou sobre a propositura: “Eu tenho amigos próximos que precisaram ser internados em hospitais psiquiátricos. Nada mais justo que a Administração pegar esse dinheiro que é para ser investido na saúde e contratar psicólogos. Os transtornos mentais atingem a pessoa e a família e, às vezes, não tem condições de pagar psicólogos”.
O vereador Hilton marques (PT) solicitou para incluir no requerimento se a Prefeitura pode estabelecer parcerias com instituições especializadas nessas áreas para prestar atendimentos aos pacientes.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para encaminhar a resposta. Todos os requerimentos e respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).