terça, 25 de janeiro de 2022
Prefeitura responde requerimento sobre atendimento integral aos idosos
12 de janeiro de 2022

Os vereadores Andrea Moreto (Pode) e Bruno de Paula (PSDB), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura pretendia fazer para oferecer atendimento integral aos idosos de Jales.
Os parlamentares justificaram que havia mais de setenta idosos precisando de cuidados integrais, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo não tinha vagas para atendimento de idosos e, por isso, alguns idosos estavam sendo transferidos para uma casa de saúde em Santa Fé do Sul.
Os vereadores indagaram se a Prefeitura não poderia transformar o Centro Dia do Idoso em uma casa de saúde e o que a Administração iria fazer para solucionar a falta de vagas no Lar dos Velhinhos.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informou que o serviço do Lar dos Velhinhos está tipificado como Alta Complexidade, na modalidade institucional e a assistência asilar só é feita aos idosos sem vínculo familiar algum, abandonado ou sem condições de prover sua própria subsistência. Para idosos que necessitam de cuidados em domicílio, a Assistência prevê o serviço tipificado na proteção social básica Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que está previsto para ser executado pelo Cras, em 2022, desde que haja equipe de referência adequada para a execução.
A Prefeitura informou que o Centro Dia do Idoso é um serviço específico da Política de Assistência Social e, por isso, não é possível utilizá-lo para outro segmento.
Segundo a Prefeitura, a falta de vagas mencionada pelos vereadores é referente ao serviço de saúde e não de assistência social.
Os requerimentos e respostas ficam disponíveis na página da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

03/01/2022 Expediente suspenso - Ato 18/2021 Expediente suspenso - Ato 18/2021

17/01/2022 Sessão Extraordinária - 10h Sessão Extraordinária - pauta no link "sessões"