A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, afirmou em ofício que estudos para adequação do sistema de drenagem da Avenida São Lucas estão em andamento. O Executivo respondeu ao Requerimento nº 121/2024, de autoria do Vereador Hilton Alessandro Marques de Oliveira, sobre a resolução do problema.
O parlamentar, em sua propositura, mencionou as diversas reclamações de moradores da Avenida São Lucas, no Residencial São Lucas, que estão preocupados com a falta de bueiros adequados para o escoamento das águas pluviais, o que tem gerado risco de alagamentos e aumento da probabilidade de invasão de água em suas residências.
Também considerou que a ausência de um sistema eficiente de drenagem pode causar sérios transtornos e danos materiais aos moradores, além de comprometer a segurança e a qualidade de vida das famílias afetadas, e ressaltou a importância de se providenciar melhorias na infraestrutura urbana, visando a solucionar problemas que afetam diretamente os cidadãos e prevenir futuros danos.
Um dos questionamentos de Marques foi se a Administração Pública tinha ciência do problema, o que foi confirmado positivamente pelo Secretário e pelo engenheiro civil da Pasta, respectivamente Manoel Andreo de Aro e Luciano da Costa Teles. Eles colocaram, no entanto, que os projetos destinados a solucionarem de forma definitiva essas questões ainda estão em andamento e, por essa razão, não foram concluídos.
O Edil também quis saber qual será o planejamento para resolver a situação e se existe algum projeto já elaborado para a instalação de bueiros ou outras medidas de drenagem. Aro e Teles disseram que somente após a conclusão dos referidos estudos e projetos será possível determinar o valor final da obra, o que permitirá que a Administração busque recursos junto às esferas estadual e federal para viabilizar o início das atividades.
Quanto a um prazo definido e um cronograma previsto para a execução das providências, objetos de outra dúvida de Marques, Aro e Teles esclareceram que, por conta do estágio onde se encontra o processo (estudos destinados à solução definitiva ainda em andamento), não é possível fornecer um cronograma preciso para o início das intervenções.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/49918.