O Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), pediu informações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 46/2025, sobre a colocação de placas com os nomes de ruas nos novos loteamentos e o motivo de o loteamento Novo Horizonte estar totalmente sem placas. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Casa Legislativa.
“É um pedido de alguns munícipes e até de entregadores de materiais de construção. Lá não existe nenhuma placa, e eu quero saber de quem é a responsabilidade – do loteador ou do Poder Executivo. Se é do Executivo, que o faça o mais rapidamente possível porque aquele loteamento já foi liberado há muito tempo e está lá sem nenhuma sinalização; se é do loteador, por que não o fez até agora? É uma falta de respeito com as pessoas que cederam seus nomes para serem homenageadas e uma falta de respeito com o cidadão que ali vai residir ou tem um lote”, colocou de Paula na Sessão.
O Edil Rivelino Rodrigues (PP) afirmou que a obrigação de colocar as placas com os nomes das ruas é do loteador. “Inclusive ele tem que pleitear, junto aos Correios, o CEP da rua para deixar o serviço completo. Se o loteador não o fez, a Prefeitura tem que notificá-lo e exigir que coloque as placas o quanto antes, inclusive com identificação do CEP de cada rua”, explicou o parlamentar.
O Vereador Luís Especiato (PT) ampliou a discussão para bairros mais periféricos de Jales. “Tem esses loteamentos novos, mas temos problemas de localização em vários bairros de nossa cidade. Se formos aos bairros mais afastados, em muitos lugares você vai ter dificuldade de encontrar [identificação de ruas]. Já vi em algumas cidades, e aí tenho uma sugestão de se fazer parcerias com empresas para colocarmos placas em todos os bairros e ruas de nossa cidade. Não estou falando dos novos bairros, mas acho que na cidade toda temos problemas com relação a isso”, apontou.
O parlamentar Fábio Kazuto Matsumura (PRD) parabenizou de Paula pelo Requerimento e mencionou uma Indicação que havia feito, referente às denominações das ruas nas esquinas. “Fiz essa Indicação pedindo para que não só no centro da cidade, mas também em todos os bairros as ruas sejam identificadas porque muitas pessoas e até nós mesmos, que moramos em Jales, quando vamos a algum bairro que quase não frequentamos, temos dificuldade de encontrar o endereço”, disse o Edil.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51380.