O Secretário Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Balero Molina, e o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, João Gabriel Segantine, responderam ao Requerimento nº 116/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), sobre a possível existência de projeto ou programa voltado à limpeza de guias e sarjetas nas vias públicas de Jales.
No documento, Moreto perguntou se existe, no âmbito da administração municipal, algum projeto ou programa regular nessa direção. Molina e Segantine, em ofício, afirmaram que existe contrato de varrição, até 60 centímetros da guia, sendo o serviço executado por doze varredoras, divididas em seis duplas. Eles complementaram dizendo que o serviço é terceirizado e a empresa contratada para execução é a Jimmy Urbanismo e Serviços Eireli, e detalharam que o contrato atual prevê a varrição de até mil quilômetros por mês.
A parlamentar também havia questionado, em caso de resposta afirmativa à primeira dúvida, qual seria a periodicidade dessa ação, quais seriam os critérios utilizados para definição das áreas atendidas e como seriam feitos o acompanhamento e a fiscalização do serviço. A resposta do Secretário e do Diretor foi que o serviço é realizado diariamente no Centro, nas avenidas principais e nas praças da cidade, conforme cronograma e necessidade da contratante.
A Secretaria também enviou, na resposta, os trechos que recebem a limpeza, que podem ser visualizados no link https://abre.ai/resposta-requerimento-116-2025, e informou que a Rua vinte e Quatro e a Avenida Shiguero Kitayama estão no cronograma semanal, além de ressaltar que não há cobrança aos munícipes pelo serviço de varrição e que existem eventos esporádicos para os quais a Prefeitura Municipal solicita a varrição.
Na ocasião da elaboração do Requerimento, Moreto havia perguntado, em possibilidade de inexistência de um projeto estruturado para limpeza de guias e sarjetas, se haveria previsão para sua criação, diante da relevância do tema para a saúde pública e infraestrutura urbana. Molina e Segantine responderam “Prejudicado”, visto que confirmaram a contratação do serviço de varrição.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52007.