
Por meio do Requerimento Nº 119/2025, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 23 de junho, na 1825ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Vereador Luís Especiato (PT) requisitou informações à Prefeitura sobre a autorização ou não à empresa Coplan para retirar pedras e britas em terreno de responsabilidade da empresa Rumo Logística, localizado ao lado da Rua Carlos Chagas, próximo ao Viaduto “Jornalista Deonel Rosa Júnior”, no Jardim Aclimação.
No documento, o Edil mencionou que no referido terreno existe uma grande quantidade de pedras e britas, e que a Coplan tem retirando esse material do local, com caminhões e máquinas. Também explicou que o movimento tem causado um grande transtorno aos moradores, devido à poeira constante, sendo que o pó fino causa uma série de problemas respiratórios aos moradores das proximidades, e lembrou que o Jardim Aclimação é um bairro residencial.
“Próximo à UPA, tem praticamente um depósito enorme de pedras. É frequente maquinários e caminhões mexendo naquelas pedras, e não é adequado. Não sei quem autorizou. O pó fino se espalha por toda aquela região. Temos atividades que não podem ser realizadas em bairros residenciais. Se aquela atividade é por conta de manutenção da empresa Rumo, então as pedras não podem ficar no centro da cidade, na frente das casas”, disse Especiato na Sessão Odinária.
O Vereador Rivelino Rodrigues (PP) votou a favor do Requerimento, mas fez ponderações. “Concordo com o mal-estar que acontece, só que acho que isso precisa ser avaliado com certo cuidado porque aquele depósito de materiais existe há décadas, e se o material é depositado ali, é para uso na manutenção da via férrea. É claro que tanto a Rumo Logística quanto a empresa terceirizada que faz as manutenções podem tomar o cuidado de molhar [as pedras] para se abafar o pó. Causa transtorno, mas é uma atividade necessária”, afirmou.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52150.